terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Evolução para hipertensão arterial em pacientes com Diabetes tipo 1




Em países desenvolvidos e em desenvolvimento, a doença endócrina que mais atinge jovens é a Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). As complicações crônicas relacionadas ao sistema cardiovascular provenientes da arterosclerose, tem atingido grande importância nas causas de mortalidade. DAC (Doença arterial coronariana) é a principal causa de óbitos em portadores da DM1. A hipertensão arterial foi considerada fator preditor de DAC em diabéticos do tipo 1. 
Foi feito um estudo observacional contendo 127 portadores da doença para determinar a evolução da hipertensão arterial (HA) e da pré-hipertensão (pré-HA) em pacientes diabéticos do tipo 1. 
Foram apuradas informações sobre todos os pacientes, através de um inquérito clínico demográfico, relativos a sexo, idade (anos), idade ao diagnóstico (anos), tempo de duração de diabetes (anos) e dose diária de insulina. Em todos os testes foi utilizado o nível de confiança de 95%. Os resultados são apresentados em mediana (intervalo interquartil).
A Tabela 1 descreve as características iniciais e finais dos 127 pacientes DM1 avaliados. A Tabela 2 mostra a evolução dos níveis pressóricos. No início do estudo, 106 pacientes (83,5%) eram normotensos, 20 (15,7%) apresentavam pré-HA e um (0,8%) apresentava HA. 
As prevalências de pré-HA e HA nas avaliações inicial e final são apresentadas no Gráfico 1. Os normotensos apresentavam inicialmente uma percentagem maior (83,5%). Já os pré-hipertensos e os hipertensos, no final, tiveram um aumento nos dados percentuais de, respectivamente, 26% comparado com 15,7% e, 7% comparado com 0,8%. 
No Gráfico 2 é demonstrado que na faixa etária de até 29 anos a prevalência de HA fica em cerca de 4 a 4,5%, enquanto que em maiores de 30 anos atinge o valor de 15%.
Dos pacientes inicialmente normotensos, 21,7% desenvolveram pré-hipertensão, 4,7% HA e 73,6% permaneceram normotensos. Dos pré-hipertensos, 35% normalizaram níveis pressóricos, 50% permaneceram pré-hipertensos e 15% desenvolveram HA. Esse estudo comprova o desenvolvimento da hipertensão arterial  nos portadores da Diabetes Mellitus tipo 1.












Nenhum comentário:

Postar um comentário